>

Alguns olhares sobre o Rio de Janeiro, seus costumes, seus becos, suas praias, suas gírias, seus botecos, sua gente, sua graça, e também para os seus desacertos e desgraças (por que não, não é?)... Faça o seu pedido e sente-se a mesa com a gente!







IMAGENS DO RIO


www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from listoducto. Make your own badge here.








Tempo Rio de Janeiro:

Click for Rio de Janeiro, Brazil Forecast

 


ښLTIMOS POSTS

COPACABANA
NÃO AO AUMENTO DE 90,7 % do Congresso
Quatro Horas no Rio, segundo a Newsweek desta semana
O carioca essencial
CURSO Ser cariocaQuatro lições sobre a história e...
O Rio e eu
cidade
Opções de lazer carioca...
Palestras interessantes sobre o carnaval
Cariocas daqui e de outras plagas











PARTICIPANTES

Adai­lton Persegonha
Adelaide Amorim
Carla Cintia Conteiro
Carol Rodrigues
Eliane Stoducto
Fabio Sampaio
Ivy Wyler
Manoel Carlos Pinheiro
Marcia Cardoso
Silvia Chueire




 

100% CARIOCAS

Esse Mar é Meu
Parque do Flamengo
Levanta, Rio!
Baixo Santa
Bandeira 1
caRIOcas.net
Clube do Tom
copacabana.com
Cora Rónai
Linha & Cor
Literatura & Rio
Olhares do morro
Rio Total
Riotur
RJ Sinfonia
Samba & Choro
Vinicius de Moraes






NA MESA DO BAR

Afrodite
blog0news
Collectanea
Desassistidas
Drops da Fal
Elefante no infinito voa
Gravatá
Mais bonita
Mundo Delirante
Paliavana4
Pequeno Milagre
Periplus
Vidas marcadas
Vito Cesar




QUER DIVULGAR O BLOG?? :)))

 nosso selo



nosso botão





QUEM NOS LINKA


















 




Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.



 



terça-feira, dezembro 05, 2006

Convocação aos Cariocas! (divulguem)


Caros amigos:

Estamos convocando e pedindo a ampla divulgação de todos os cariocas (de nascimento e/ou de adoção) que amam esta cidade e estão indignados com o descaso e a omissão das autoridades com os nossos principais espaços públicos para um ato simbólico que será a Lavagem da Ladeira da Misericórdia, no Centro da Cidade do Rio de Janeiro. No próximo dia 12 de dezembro de 2006 (terça-feira) das 11:00hs às 13:00hs estaremos reunidos e concentrados na Ladeira da Misericórdia para limparmos aquele espaço que é, ao mesmo tempo, tão importante e tão vilipendiado.

Todos estão convocados! Com este ato simbólico queremos, simultaneamente, chamar a atenção da sociedade carioca para conhecer a história deste importante espaço da cidade e do seu entorno, como também queremos denunciar publicamente o descaso e a omissão da Prefeitura com tão importante área de inestimável valor histórico e cultural para o Rio de Janeiro.

Cada pessoa que puder ir nos apoiar será bem vinda e também já está convidada para nos ajudar na tarefa de limparmos a Ladeira da Misericórdia no próximo dia 12/12/06. Estamos sugerindo que cada pessoa que puder e quiser participar do ato deve levar vassouras, pás, luvas de proteção e sacos plásticos para depositarmos o lixo que será retirado durante o período em que estivermos realizando o ato. Os que não puderem levar estes materiais de limpeza sugeridos, ainda assim estão convidados pois poderão nos apoiar e assinar o nosso abaixo assinado que será remetido, - sob a forma de denúncia e de descaso com o Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade, - ao Ministério Público Federal para que as autoridades responsáveis tomem as providências urgentes para a requalificação daquela área tão degradada da cidade.

Contamos com a participação e com a ampla divulgação de todos que amam o Rio e que estão indignados com o descuido e com a degradação dos nossos espaços públicos!

Terça-feira , Dia 12/12/06, às 11:00hs da manhã, na Ladeira da Misericórdia - Centro do Rio
Ato Simbólico: Lavagem da Ladeira da Misericórdia no Centro do Rio.

Terça-Feira, Dia 12 de dezembro de 2006, das 11:00hs às 13:00hs

Ponto de encontro: No pé da Ladeira da Misericórdia a partir das 10:30hs da manhã do dia 12/12/06

Como posso colaborar com o ato simbólico?
Resposta: Levando vassouras, sacos plásticos para a coleta do lixo, luvas de proteção, pás para remoção do lixo, máquinas fotográficas para registrar o ato e, principalmente, muita disposição.

Se eu não puder levar estes materiais de limpeza , como posso ajudar?
Resposta: Participando do ato e registrando a sua assinatura no nosso abaixo assinado que será remetido ao Ministério Público Federal para que as autoridades tomem providências a partir das nossas denúncias de descaso contra o nosso patrimônio histórico e cultural.

O Ato Simbólico da Lavagem da Ladeira da Misericórdia é uma iniciativa dos alunos formandos em Turismo da Universidade Veiga de Almeida e será coordenado pelo Professor Antônio Agenor Barbosa (Arquiteto e Urbanista). Em caso de chuva forte no dia e na hora do ato simbólico, o mesmo estará automaticamente transferido para o dia seguinte no mesmo local e horário mencionado acima.

Saudações a todos,

Antônio Agenor Barbosa
Arquiteto e Urbanista
Mestre em Urbanismo (UFRJ)
Professor do Curso de Graduação em Turismo da Universidade Veiga de Almeida

Morro do Castelo

Outras informações adicionais:
Recentemente, em companhia de meus alunos formandos em Turismo da Universidade Veiga de Almeida, coordenei uma aula de campo na Ladeira da Misericórdia e no seu entorno por toda a Esplanada do Castelo. A Ladeira da Misericórdia é uma das ruas mais antigas da cidade e ali naquele sítio ficava o Morro do Castelo demolido, em 1922, na administração do Prefeito Engenheiro Carlos Sampaio, por ocasião do centenário da Independência do Brasil. A justificativa à época dizia que era necessário criar um espaço aberto para abrigar os pavilhões que compunham a Exposição Universal Comemorativa do Centenário da Independência e o lugar escolhido foi o Morro do Castelo que deu origem a uma grande Esplanada até hoje em grande parte desocupada e sem função. Primeiramente tem que ser dito que ali está na verdade um dos maiores símbolos da origem do Rio e o verdadeiro berço da nossa história urbana carioca e um dos mais antigos espaços da pioneiras ocupações desta Mui Leal e Heróica Cidade de São Sebastião. Numa cidade que desde a sua origem quinhentista sempre foi "apertada" entre o mar e a montanha, sempre necessitando de aterros sobre os pântanos e alagadiços e de desmontes de diveros Morros em igual proporção sempre foi a tônica da nossa ocupação territorial.

Também acho importante deixar claro que quando me refiro à Ladeira da Misericórdia não estou falando apenas da Ladeira propriamente dita mas sim de todo um entorno muito degradado e composto por edifícios importantes e por espaços livres nas adjacências da Praça Marechal Câmara e Av. General Justo que gostaríamos imensamente que fossem requalificados e resgatados para o uso do povo desta cidade e também pelos turistas que nos visitam. A Ladeira da Misericórdia sequer faz parte dos roteiros turísticos que buscam mostrar a importante história do Centro do Rio. Em geral os roteiros que as agências promovem no Centro começam pela Praça XV em direção à Candelária e ao Mosteiro de São Bento. Algumas publicações sequer mencionam a existência da Ladeira da Misericórdia e isto é , a meu ver, sintoma deste esquecimento. A Ladeira da Misericórdia (e seu entorno) estão literalmente abandonados, degradados e esquecidos.

Ali no entorno temos a Santa Casa de Misericórdia, o Museu da Imagem e do Som, o Museu Histórico Nacional, o Restaurante Albamar - construído em estrutura metálica e é a única torre que sobrou do antigo mercado - a Rua de Santa Luzia, a Praça Marechal Âncora, a Igreja de Nossa Senhora de Bom Sucesso (onde estão os retábulos da Igreja Jesuíta que ficava no Morro do Castelo) e a Ladeira da Misericórdia propriamente dita. Enfim, há todo um conjunto arquitetõnico e urbano extremamente valioso e rico que, infelizmente, não se integram espacialmente. As Praças são gradeadas, o Prédio do MIS foi também gradeado, o Detran construiu um horrendo galpão para vistorias de automóveis em frente à Santa Casa, o pé da Ladeira, logo ao lado do MIS também foi gradeado e nem assim evita o acúmulo de grande quantidade de lixo. Há um terminal de ônibus muito mal planejado e caótico e que faz com que não se tenha noção dos espaços urbanos e da parte histórica na sua totalidade tamanha é a quantidade de ônibus que por ali circulam de forma totalmente desorganizada. A área em frente já nas proximidades da Praça XV e do Restaurante Albamar também vai de mal a pior. Enfim, é todo um contexto urbano e arquitetônico de grande valor histórico e cultural degradado que merece muita atenção e zelo certamente.

O piso irregular conhecido como pé-de-moleque nos remete a um tempo em que não vivemos, mas que ao subirmos a Ladeira propriamente dita temos a sensação real (o espaço é para ser vivido) de estarmos entrando numa área que traz muita energia sobretudo quando se tem uma pequena noção da história e da evolução urbana desta cidade e podemos imaginar quantas pessoas que ajudaram a construir esta cidade (sobretudo os escravos) já pasaram por ali. Este calçamento, entretanto, precisa de reparos urgentes pois há um mato alto crescendo em volta e algumas pedras estão soltas, além do cheiro não ser dos mais agradáveis pois o local vem sendo usado pela população de rua para fazerem suas necessidaes fisiológicas. Para o turista que se aventura a conhecer aquela área , não há nenhuma informação e nenhuma segurança.

Por conta de toda esta história de grande importância para a Cidade é que escolhemos a Ladeira da Misericórdia para a realização do nosso ato simbólico que realizar-se-á na próxima terça-feira, dia 12 de dezembro de 2006 das 11:00hs às 13:00hs. Contamos com a presença e com a divuilgação de todos!

Antônio Agenor Barbosa
Arquiteto e Urbanista


dito por M.




2 Comments:




Blogger li stoducto said...

Será que o Agenor não gostaria de participar deste nosso espaço, Mera? Cadê ele? Caso vc tenha contato convide-o pois o Agenor é o arquiteto-cidadão-carioca mais ativo que conheço! :)))

Li preparando baldes e vassouras ;)

05 dezembro, 2006 15:52  



Blogger dade amorim said...

A cidade tá abandonada mesmo. Por que será que prefeitos e governadores parecem ter certa raiva daqui? Tentarei chegar lá nesse horário. Só não garanto o balde, pq venho de uma reunião. Beijo, meninas.

11 dezembro, 2006 00:08  



Postar um comentário








 


home