>

Alguns olhares sobre o Rio de Janeiro, seus costumes, seus becos, suas praias, suas gírias, seus botecos, sua gente, sua graça, e também para os seus desacertos e desgraças (por que não, não é?)... Faça o seu pedido e sente-se a mesa com a gente!







IMAGENS DO RIO


www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from listoducto. Make your own badge here.








Tempo Rio de Janeiro:

Click for Rio de Janeiro, Brazil Forecast

 


ښLTIMOS POSTS

Efeito colateral
Uma carta de amor...
Rio querido, eu vou mas volto correndo
do chope ao choro
As sete maravilhas do Rio
Um olhar sobre a cidade
Apenas pra dizer o que senti
Uma Dica Legal
Marta
MEU RIO(Jorge Simas / Roberto Martins)O Redentor r...











PARTICIPANTES

Adai­lton Persegonha
Adelaide Amorim
Carla Cintia Conteiro
Carol Rodrigues
Eliane Stoducto
Fabio Sampaio
Ivy Wyler
Manoel Carlos Pinheiro
Marcia Cardoso
Silvia Chueire




 

100% CARIOCAS

Esse Mar é Meu
Parque do Flamengo
Levanta, Rio!
Baixo Santa
Bandeira 1
caRIOcas.net
Clube do Tom
copacabana.com
Cora Rónai
Linha & Cor
Literatura & Rio
Olhares do morro
Rio Total
Riotur
RJ Sinfonia
Samba & Choro
Vinicius de Moraes






NA MESA DO BAR

Afrodite
blog0news
Collectanea
Desassistidas
Drops da Fal
Elefante no infinito voa
Gravatá
Mais bonita
Mundo Delirante
Paliavana4
Pequeno Milagre
Periplus
Vidas marcadas
Vito Cesar




QUER DIVULGAR O BLOG?? :)))

 nosso selo



nosso botão





QUEM NOS LINKA


















 




Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.



 



sexta-feira, julho 14, 2006

Suicídio ou porre?


A manhã tinha sido particularmente difícil e agora eu estava ali sentada, num banco do Largo do Machado, pensando no que iria fazer de minha vida. Só havia uma perspectiva possível sobre o que fazer no momento - ir para casa ver televisão... Meus pêlos se eriçaram e um calafrio perpassou pela coluna diante desta possibilidade... Meu cérebro começou a contorcer-se à procura de alternativas mais agradáveis. De todas as idéias executáveis no momento só restaram duas que possuíam algum atrativo: suicídio imediato ou andar dois quarteirões, até o Café e Bar Lamas e tomar um porre descomunal.
O suicídio apresentava certas vantagens pois eu sabia que no dia seguinte não iria ter que me defrontar com o assustador incômodo de uma horrenda ressaca... O Tonopan e o Ormigrein tinham acabado... Valium, depois que mandara meu analista - que tinha um tique nervoso no olho esquerdo - à merda, nem pensar... Suicídio ou porre? Porre ou suicídio? O que fazer?
Subitamente sons de buzinas enlouquecidas me arrancaram das profundezas do debate interno. Olhei a minha volta. Eram 18h30 e o congestionamento da Rua das Laranjeiras já atingira o Largo. Dois garotos andrajosos e despossuídos, que as pessoas politicamente incorretas denominavam de pivetes, arrancaram a bolsa de uma senhora e saíram correndo debaixo de gritos de "- Pega ladrão!".
Um outro despossuído e sem-teto, isto é, um mendigo andrajoso, deitado num canteiro grunhiu algo e escarrou próximo a mim. Senti algumas gotículas daquela excreção insalubre respingarem no meu pé, mas continuei imóvel, olhando fixamente para o lado oposto, como se estivesse muito preocupada com outra coisa que não fossem aqueles nojentos respingos de escarro no meu pé e, dramaticamente, decidi: SUICÍDIO! NOW!
Levantei-me e lancei um olhar em torno para ver se entre centenas de camelôs encontrava algum que vendesse algo que me ajudasse a levar a cabo minha inexorável decisão. Precisava de lâminas de barbear!
Não as tinha em casa pois há dois anos havia resolvido aderir à nova tendência da moda natural e deixara crescer livremente todos os pêlos do corpo. As axilas inclusive, o que me valera algumas gozações de amigos mais caretas, que passaram a me chamar de Baby, mas isso já é outra história. Minha urgência, no momento, era conseguir adquirir as tão preciosas lâminas para poder concretizar minha inabalável decisão.
Pesquisando com o olhar entre a centena de ambulantes, finalmente avistei um, que vendia as tais lâminas. Aproximei-me e pedi um pacotinho e, ao pegá-lo, - decepção! - descobri tratar-se de lâminas duplas, G2.
-Não tem gilete azul? - perguntei ao ambulante, que me olhou como se eu fosse um ET.
-Essas lâminas são ótimas, moça! Uma faz tchan, outra faz tchun!
-Você não tem lâminas inglesas?
Ele me olhou estranhamente e eu me apressei a pagar e sair rapidamente dali, guardando o inútil pacotinho na bolsa. Olhei em torno desesperançada. O tráfego tinha piorado e o som das buzinas misturava-se ao dos arrancos dos ônibus do ponto final. O ar estava irrespirável com a fumaça dos veículos... Nisto, senti atrás de mim, um leve toque no ombro.
-Pronto! - pensei, desolada - o mendigo ...
Fui virando lentamente o rosto por cima do ombro, imaginando o que me aguardaria agora....
-Zuca! - quase gritei, entre surpresa, aliviada e encantada.
Zuca tinha sido meu quase namorado na época da faculdade e, desde que voltara do exílio, não voltara a vê-lo.
- Que prazeeeeeeeeeeer! exclamamos mutuamente.
Abraços efusivos e calorosos, beijos de "bico" e decisão de comprarmos umas "cervas" no boteco mais próximo e irmos até lá em casa para botar o papo, com 8 anos de atraso, em dia.
As lâminas foram utilíssimas! Usadas para uma depilação completa, no cheiroso banho de espuma que tomei, enquanto Zuca botava as cervejas no congelador, escolhia uns discos, olhava o Parque Guinle e o topo do Palácio das Laranjeiras e se familiarizava com o terraço da minha pequena cobertura...



Eliane Stoducto

publicado originalmente na CRÔNICA DO DIA, em 30.outubro.1998


dito por li stoducto




3 Comments:




Blogger dade amorim said...

O bom desta cidade - ou desta vida - é que quase sempre há um Zuca que nos cai ao colo quando menos se espera ;o) Coisa boa, né? Beijoca de fim de semana.

14 julho, 2006 21:00  



Anonymous Anônimo said...

Eu fico lendo você por todos os lados e, envolvendo-me numa especie de magia. Que belissima opção, deve ter valido a pena.Pena que provavelmente tenha sido ficção.
Abaços novamente.

20 julho, 2006 10:08  



Blogger Silvia Chueire said...

Ah, ótimo, Li ! : )

Beijos,
Silvia

26 julho, 2006 10:33  



Postar um comentário








 


home